Administração

Aqui vem o calor: 2023 registra as temperaturas médias globais mais quentes dos últimos anos. Dicas para consumo sustentável e redução de custos.

Facebook
Twitter
WhatsApp

Aqui vem o calor: 2023 registra as temperaturas médias globais mais quentes dos últimos anos.

À medida que recordes de calor local estão sendo quebrados em todo o planeta, julho de 2023 também viu a temperatura média global atingir um inédito 17,2°C (a temperatura média nas décadas de 1979-99 era 16,2ºC).

Na verdade, conforme a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA), os quatro dias mais quentes já registrados ocorreram de 4 a 7 de julho de 2023, quebrando o recorde anterior de 16,9°C estabelecido em meados de agosto de 2016.

O gráfico acima representa a temperatura média do ar a 2 metros acima da superfície, desde 1979, usando dados do Climate Reanalyzer.

O que está causando as altas temperaturas recordes?

Os recordes de temperatura foram quebrados tanto em 2023 quanto em 2016, como resultado do duplo impacto do fenômeno climático El Niño, que provoca um aumento significativo nas temperaturas do Oceano Pacífico, e da mudança climática.

A temperatura média global da Terra subiu pelo menos 1,1°C (1,9°F) desde 1880, e o ritmo acelerou significativamente no último século, juntamente com a queima de combustíveis fósseis. A maior parte do aquecimento ocorreu desde 1975, com as temperaturas subindo de 0,15 a 0,20°C por década.

De acordo com a NOAA, seis dos mais recentes meses de julho (normalmente o mês mais quente) estiveram entre os sete meses mais quentes registrados pela temperatura média global da superfície:

Embora esses números mostrem aumentos marginais na temperatura média mundial, os efeitos são muito mais perceptíveis em escala local.

Em julho de 2023, as temperaturas no Texas superaram as do Norte da África, alcançando 43,3°C. Do outro lado do Pacífico, cidades da China utilizaram abrigos antiaéreos como centros de resfriamento durante uma sequência de 10 dias com temperaturas acima de 35°C.

“Estamos em território desconhecido e podemos esperar que mais recordes sejam quebrados à medida que o El Niño se desenvolve ainda mais e esses impactos se estenderão até 2024”, CHRISTOPHER HEWITT, ORGANIZAÇÃO METEOROLÓGICA MUNDIAL

Como mitigar as Mudanças Climáticas e como isso pode trazer economia?

A transição para fontes de energia renovável, a redução ou captura das emissões de gases de efeito estufa e a implementação de práticas sustentáveis são consideradas etapas fundamentais para desacelerar as mudanças climáticas. Mas, para além do clima e meio ambiente, ações diárias podem impactar na redução de custos para condomínios.

Adotar medidas sustentáveis e de mitigação das mudanças climáticas pode trazer significativos benefícios financeiros para os condomínios residenciais. Iniciativas como melhorar a eficiência energética e promover o uso de energias renováveis, por exemplo, podem resultar em substanciais economias nas contas de luz. A instalação de painéis solares, embora exija um investimento inicial, pode proporcionar uma redução significativa ou até mesmo a eliminação dos custos de eletricidade a longo prazo. Do mesmo modo, aparelhos de ar-condicionado e iluminação eficientes consomem menos energia, resultando em menores gastos mensais.

Além disso, a implementação de práticas sustentáveis de gestão de resíduos, como compostagem e reciclagem, pode diminuir as despesas com a coleta de lixo. O reaproveitamento de água da chuva e o reuso de água cinza podem resultar em economia significativa nas contas de água. Já o investimento em áreas verdes pode valorizar o imóvel, tornando-o mais atrativo para potenciais compradores ou inquilinos. Em suma, ao mesmo tempo, em que essas práticas sustentáveis contribuem para a mitigação das mudanças climáticas, elas também podem melhorar a saúde financeira do condomínio.

Confira alguns outros hábitos nesse caminho:

  1. Eficiência energética: Procure melhorar a eficiência energética em áreas comuns e unidades individuais. Isso pode ser feito através da utilização de lâmpadas LED, aparelhos de ar-condicionado eficientes e sistemas de aquecimento de água a energia solar, por exemplo.
  2. Energias Renováveis: Incentive o uso de energia renovável, como a solar ou a eólica. Instalar painéis solares no telhado ou em outras áreas comuns pode gerar uma parcela significativa da energia necessária para o condomínio.
  3. Gestão de Resíduos: Promova a coleta seletiva de lixo e a compostagem. Essas iniciativas não só reduzem a quantidade de resíduos que vai para os aterros sanitários, como também podem gerar fertilizante para áreas verdes do condomínio.
  4. Espaços Verdes: Mantenha e amplie as áreas verdes, que ajudam a absorver o CO2, reduzem o efeito das ilhas de calor e promovem o bem-estar dos moradores. Considere a possibilidade de criar jardins verticais ou telhados verdes.
  5. Uso Responsável da Água: Incentive a economia de água e considere a instalação de sistemas de captação de água da chuva para uso em áreas comuns, assim como sistemas de reuso de água cinza.
  6. Educação Ambiental: Promova entre os moradores a consciência sobre as mudanças climáticas e a importância de atitudes sustentáveis. Oferecer palestras ou workshops sobre sustentabilidade pode ser uma boa maneira de fazer isso.
  7. Mobilidade Sustentável: Incentive o uso de bicicletas disponibilizando bicicletários. Para quem utiliza carro, é possível criar vagas específicas para veículos elétricos, incentivando sua utilização.
  8. Construção e Manutenção Sustentável: Quando for necessário realizar obras ou reformas, priorize materiais sustentáveis e empresas que sigam práticas de construção verde.
  9. Auditoria Energética: Realize auditorias energéticas periodicamente para identificar oportunidades de melhoria na eficiência energética do condomínio.

Lembrando que parte dessas ações necessitam de discussão e aprovação em assembleia de condôminos, respeitando as normas e legislações locais. Adotando essas medidas, os condomínios residenciais podem desempenhar um papel importante na mitigação das mudanças climáticas e melhorar o impacto financeiro, com o tempo.

Fonte: Visual Capitalist
https://www.visualcapitalist.com/charting-global-temperature-records/

Notícias Relacionadas

condomino-antissocial

A Exclusão de Condôminos Antissociais: uma medida extrema precisa ser a última

A convivência em condomínios e a necessidade de regras claras para manter a paz e a ordem.
8 de agosto de 2023
Como-limpar-caixa-de-gordura-de-maneira-rapida-e-eficaz

Problema de Infraestrutura faz condomínio ser condenado judicialmente

Após relatos de uma moradora sobre o retorno de resíduos de cozinha em seu apartamento, a Justiça determinou que o Condomínio Residencial…
8 de agosto de 2023
Laranja e Azul Elementos 3D Tecnologia nos Negócios e no Trabalho Apresentação

Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2023-2024

Destacamos a Cláusula quadragésima segunda como principal mudança. Anexamos, também, a CCT 2023-2024 completa para ser revisada por…
18 de julho de 2023
Evolution-of-Global-Temps_01

Aqui vem o calor: 2023 registra as temperaturas médias globais mais quentes dos últimos anos. Dicas para consumo sustentável e redução de custos.

A transição para fontes de energia renovável, a redução ou captura das emissões de gases de efeito estufa e a implementação de práticas sustentáveis…
17 de julho de 2023
pexels-lindsey-garrett-13860494 (2)

Morador de condomínio tem bicicleta furtada e ganha indenização por danos morais e materiais

Um residente de um condomínio em Nova Parnamirim, na área metropolitana de Natal, ganhou um processo legal em relação ao furto de sua bicicleta no local, um resultado que reafirma a responsabilidade dos condomínios…
17 de julho de 2023
historial_crediticio-1024x572-1

É inválido o termo de confissão de dívida do condomínio firmado por pessoa diversa do síndico ou subsíndico.

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) decidiu, por unanimidade, que é inválido o Termo de Confissão de Dívida firmado…
12 de junho de 2023

Veja também!

A Exclusão de Condôminos Antissociais: uma medida extrema precisa ser a última

8 de agosto de 2023
condomino-antissocial

Problema de Infraestrutura faz condomínio ser condenado judicialmente

8 de agosto de 2023
Como-limpar-caixa-de-gordura-de-maneira-rapida-e-eficaz

Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2023-2024

18 de julho de 2023
Laranja e Azul Elementos 3D Tecnologia nos Negócios e no Trabalho Apresentação